O que é NEUROLOGIA?

A Neurologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da junção neuromuscular (nervo e músculos).

As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são:

• Cefaleias ou dores de cabeça e enxaquecas
  • Distúrbios do sono
  • AVC (derrame)
  • Tremores, tics e doença de Parkinson
  • Demências (como doença de Alzheimer)
  • Esclerose Múltipla
  • Neuropatias periféricas (como a diabética)
  • Doenças musculares e de junção (como a Miastenia Gravis)
  • Desmaios, crises convulsivas, epilepsias, tonturas e vertigens
  • Infecções do sistema nervoso (como meningites e encefalites)
  • Tumores e doenças degenerativas
  • Déficit de atenção e hiperatividade
  • Formigamentos, perda de memória, confusão, perda de força, alteração na visão, mudança de comportamento, etc.

Quando procurar um NEUROLOGISTA?

• Quando aparecem dores de cabeça muito intensas com características de enxaqueca ou dores de cabeça repentinas e frequentes de forma intensa ou com pontadas em um ou ambos os lados da cabeça.
  • Se apresentar dificuldade para mover qualquer músculo, principalmente se for de forma repentina, rigidez muscular, movimentos lentos ao caminhar ou realizar qualquer ação, tremores nas mãos ou em qualquer outra parte do corpo, problemas para caminhar.
  • Se apresentar problemas de equilíbrio que implicam em quedas frequentes, enjoos, sensação de vertigem e dificuldade para se mover de forma normal.
  • Se notar que a memória falha cada vez mais, que tem dificuldade de concentração ou começar a ter problemas de atenção.