O que é GINECOLOGIA?

GINECOLOGIA é a especialidade médica que previne e trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários e também examina e identifica problemas nas mamas.

Quando deve-se ir ao GINECOLOGISTA?

Toda mulher que teve ou tem vida sexual ativa deve consultar o ginecologista uma vez por ano para se submeter a uma avaliação clínica que inclui o exame de toque, o exame pélvico e o exame das mamas.

O exame interno ou pélvico, aquele feito com ajuda do espéculo, permite ao médico observar o colo do útero, como se chama a entrada do órgão, atrás de sinais de corrimentos indesejáveis, de doenças e suspeita de câncer.

O câncer cervical, também chamado de câncer de colo do útero ainda afeta muitas brasileiras. No exame de toque com apalpação abdominal o ginecologista consegue perceber se existe alguma irregularidade nos ovários, trompas de falópio e no útero.

Os casos em que o exame pélvico deve ser repetido em menos de um ano:

• Sangramento fora das menstruações ou fluxo menstrual muito intenso
  • Sangramento após a menopausa
  • Irritação ou coceira nos genitais ou corrimentos suspeitos
  • Dor e sangramento durante a relação sexual
  • Presença de sinais estranhos como manchas, verrugas ou vermelhidão na vulva (a região da entrada da vagina).

É também importante ir ao ginecologista após a primeira menstruação, já que a partir deste momento a menina é fértil e precisa saber sobre o funcionamento de seu corpo, como é a ovulação, como são as cólicas menstruais, como se prevenir de uma gravidez indesejada e como se cuidar para não contrair DST's (doenças sexualmente transmissíveis), como o HPV ou o HIV, entre outras.