O que é FISIOTERAPIA?

A FISIOTERAPIA é a ciência que trabalha na prevenção de lesões e na reabilitação do sistema locomotor, entre outros. O fisioterapeuta trata basicamente as disfunções dos movimentos do corpo humano utilizando terapia manual, aparelhos específicos e recursos físicos como calor, gelo e etc.

O FISIOTERAPEUTA ajuda a preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitar) a integridade de órgãos, sistemas ou funções, na recuperação de doenças geradas por alterações genéticas, acidentes, traumas ou enfermidades adquiridas, diminuindo os vícios posturais, minimizando problemas ortopédicos, musculares, neurológicos, respiratórios, cardíacos etc.
Dentre as lesões ortopédicas e musculares mais comuns estão as tendinites, lesões ligamentares, contusões e distensões, entorses, luxações, fraturas e abrasões (Desgaste da pele por meio de algum processo mecânico anormal), bolhas, calos e cortes em geral.

O que é RPG?

RPG consiste em um método fisioterapêutico cuja finalidade é corrigir problemas de postura através de técnicas específicas de alongamento do tecido muscular. A sigla RPG significa Reeducação Postural Global.

Os exercícios de respiração que fazem parte das sessões de RPG são altamente favoráveis para o equilíbrio emocional e melhora da qualidade de vida do paciente.

As posturas de RPG são orientadas por um FISIOTERAPEUTA, através de um tratamento individual e não tem restrições de idade, sendo indicado a pessoas de qualquer faixa etária.

É necessário ter uma solicitação médica para fazer sessões de FISIOTERAPIA ou de RPG?

Não. O FISIOTERAPEUTA é um profissional de nível superior, habilitado a analisar e interpretar exames e laudos médicos para ter uma visão ampla do estado de saúde do paciente e identificar alguma possível lesão. Observa também os movimentos do paciente, se o mesmo tem dificuldade motora ou sente dor. A partir do diagnóstico, o FISIOTERAPEUTA prescreve o tratamento a ser realizado.


Atendimento via
Whatsapp